quinta-feira, 4 de abril de 2013


Hugo Chávez e Chorão

Na mesma semana, houve dois fatos que deixaram muitos brasileiros, venezuelanos e pessoas de outras parte do mundo tristes: morreram o presidente da Venezuela Hugo Chávez, que estava lutando com um câncer desde 2011, e o vocalista da banda Charlie Brown Jr,  Alexandre Magno Abrão, apelidado de Chorão, que, segundo notas da imprensa, morreu por causa de uma overdose


Chávez: usou substâncias para tratar o câncer
Embora o câncer de Hugo Chávez não fosse novidade, sua morte surpreendeu muitas pessoas. Ele já havia passado por tratamentos em Cuba, fez operações para retirada do tumor, radioterapia e quimioterapia. Esses tratamentos do câncer salvam milhares de pessoas todos os anos, mas o sucesso do tratamento depende do tamanho e da localização do tumor. Mesmo sendo tratado com ótimos médicos, o presidente não resistiu. Isso nos mostra que ainda é preciso muita pesquisa científica para realmente encontrarmos a cura do câncer, ou seja, será necessário desenvolver novas drogas, mais potentes e com menos efeitos colaterais, que atinjam o tumor com maior precisão. Muitos químicos, médicos, farmacêuticos e outros profissionais do mundo todo estão trabalhando nisso. 

O desenvolvimento de medicamentos quimioterápicos é feito em laboratórios de ponta, tanto de universidades, quanto de indústrias. Os profissionais que fazem parte dessas pesquisas são muito qualificados e geralmente possuem altos graus de instrução e vários títulos acadêmicos. Por outro lado, em laboratórios clandestinos e criminosos, certos profissionais sintetizam ou extraem de compostos naturais substâncias ilícitas que prejudicam o organismo e, provavelmente, foram elas que causam a morte de Chorão.


Chorão: usou substâncias para aliviar a depressão
O vocalista foi encontrado pelo motorista e por um segurança em seu próprio apartamento de São Paulo. Embora ele não morasse lá, o usava quando ia para a cidade. De acordo com as informações da polícia, o apartamento estava muito bagunçado, mas não havia provas de que houve um crime - provavelmente, o próprio cantor tenha feito os estragos. No apartamento, além de bebidas alcoólicas como cerveja, vinho e champanhe, também foram encontrados vestígios de drogas lícitas, mas que só são vendidas sob receita médica, como calmantes e analgésicos, bem como ilícitas – foi encontrado um pó branco com fortes indícios de que seja cocaína

A ex-mulher do vocalista, a estilista Graziela Gonçalves, comentou com os jornalistas que havia terminado com ele no final do ano passado e que o perdeu para as drogas. Os familiares e amigos do cantor falaram que ele estava numa depressão profunda por causa da separação. Inclusive isso foi causa de briga entre a ex-mulher e o irmão do cantor. 


As drogas usadas pelo cantor podem ter acabado com sua vida
Essas duas mortes que trouxeram tristeza para muitos também causaram revoltas. A de Hugo Chávez porque sempre foi um personagem controverso na política mundial, e a de Chorão porque toda vez que alguma celebridade morre por causa de uma overdose, se discute a questão das drogas na nossa sociedade. Realmente, no nosso mundo existem substâncias que são usadas para o bem, ou seja, para curar alguma doença, ou para o mal, causando múltiplos problemas à pessoa, podendo inclusive ser responsáveis pelo fim de sua vida.
A vida é frágil e, embora o tratamento usado para Chávez tenha sido o melhor, não foi possível curá-lo, ou seja, a ação das substâncias não foi suficiente para curar o mal que estava sendo produzido pelo seu próprio organismo. Da mesma forma que as drogas não ajudaram Chorão a se sentir melhor, porém foram suficientes para tirar seu maior bem: sua vida.

Fonte: www.clickideia.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário