terça-feira, 16 de abril de 2013


A cidade chinesa que não deixa ninguém dormir

Moradores da cidade-estado de Hong Kong, China, reclamam que a luz das placas de neon tem afetado suas noites de sono.

Vista de Hong Kong à noite
Estudo recente descobriu que Hong Kong, uma cidade-estado da República Popular da China, é uma das maiores causadoras de poluição luminosa no mundo. Em partes de seu território, houve registro de iluminação 1.200 vezes mais brilhante do que o céu de uma noite normal. Pesquisadores dizem que essa poluição luminosa pode afetar a saúde.

A imagem ao lado mostra a cidade às 11 horas da noite – usar óculos de sol nem seria tão estranho assim. Há luzes para todos os lados. Mesmo fechadas, as lojas mantêm suas placas de neon acesas – há algumas que têm duas ou três placas acesas.

Hong Kong e suas placas de neon já acesas ao pôr do sol
Como dissemos, pesquisadores acreditam que essas placas de neon estão contribuindo para o que chamamos de “poluição luminosa”. Trata-se de um tipo de poluição que não permite que nenhuma estrela seja visualizada no céu noturno da cidade, já que é preciso que haja certa escuridão para que a luz das estrelas seja percebida. Na verdade, o céu de Hong Kong se tornou uma grande sombra cinza devido à quantidade de luz.

Essa situação tem afetado a vida dos moradores da cidade porque, acima de todas essas placas de neon do comércio, há apartamentos residenciais. Então, as luzes refletem nas janelas e adentram as casas das pessoas.

Uma moradora da região disse que, às vezes, as luzes ficam tão brilhantes que fica difícil pegar no sono. Por conta desse problema, os pesquisadores estão solicitando aos comerciantes que diminuam as luzes e desliguem-nas no começo da noite. Entretanto, essa parece uma difícil tarefa.
Hong Kong é um lugar em que o comércio pode oferecer os mesmos serviços ou vender os mesmos produtos em vários estabelecimentos vizinhos – ou seja, a concorrência é grande! Então, a única maneira que os donos de negócios encontraram para se diferenciar dos concorrentes é usar essas placas – quanto mais luminosas, mais chamam a atenção dos clientes.
Honk Kong passou a ser conhecida como a cidade que nunca dorme – não pelo movimento de pessoas, mas porque o comércio da cidade não permite que o céu escureça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário