terça-feira, 28 de agosto de 2012

Ouça entrevista com os escritores José Jorge Letria e José Santos


Luiz Henrique Gurgel

José Santos e José Jorge Letria (à dir.)

O escritor português José Jorge Letria e o escritor brasileiro José Santos estiveram no Cenpec no dia 16 de agosto, a convite do projeto Brincar, para falar com educadores sobre o trabalho dos dois para o público infanto-juvenil. A equipe da Comunidade Virtual aproveitou a visita para uma entrevista exclusiva. Além de contarem um pouco de suas histórias e dos livros que publicaram, no encontro com os educadores, leram os versos de um trabalho ainda inédito feito pela dupla, o Rimas de cá e rimas de lá, onde os autores, como num repente poético, falam de Brasil e Portugal. Um artigo sobre esse trabalho e de como ele pode ser utilizado por professores em sala de aula foi publicado na edição de julho (n. 20) da revista Na Ponta do Lápis. Além da entrevista, ouça trechos dos autores em plena “batalha” poética. Letria também passou pelo Brasil para lançar novos livros e participar da Bienal do Livro de São Paulo, encerrada em 20 de agosto.

1) Os escritores falam de suas histórias de vida, de como se descobriram escritores e quando começaram a escrever para crianças e jovens. Letria também fala do período em que foi cantor de música popular em Portugal.
2) Nesse trecho, dizem o que levam em conta na hora de compor poemas para o público infanto-juvenil. Também falam dos contatos que mantém com professores no Brasil e em Portugal.
3) Aqui, o assunto é o trabalho ainda inédito feito pela dupla, o livro Rimas de cá e rimas de lá..., em que os dois poetas fazem uma espécie de repente virtual – pois realizado por email -, lançando versos um para o outro sobre Brasil e Portugal, como num desafio. Partes dos versos dessa disputa poética foram publicados pela revista Na Ponta do Lápis n. 20.

4) Ouça também (abaixo) a dupla apresentando o desafio durante encontro realizado com educadores, no Cenpec, no dia 16 de agosto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário