segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Jogos Olímpicos e Política: um olhar sobre a edição de 1936



Imagem Cornelius Johnson conquista o ouro olímpico em 1936 e deflagra um princício de crise política dos Jogos: Hitler resolve não cumprimentar mais nenhum vencedor
Tradicionalmente, o que se transmite sobre os Jogos Olímpicos está associado unicamente ao esporte. No entanto, muitos interesses estão envolvidos num evento de tão grande porte. Às vésperas deste grande evento, vale a pena voltar há alguns anos, mais exatamente em 1936, nos Jogos Olímpicos realizados em Berlim.
A escolha da cidade alemã deu-se em 1931 em reunião para escolha do país sede de 1936, onde Berlim venceu Barcelona. Cinco anos mais tarde, justamente 1936, no palco dos Jogos Olímpicos, o nazismo imperava na cidade alemã, pois em 1933 o partido Nazi, de Hitler subia ao poder.
Conhecido por um regime antissemita, que atingiu especialmente judeus, Hitler mudou a aparência de seu governo na véspera dos Jogos, prometendo a realização de Jogos Olímpicos “sem racismo”, atitude que freou a ação de boicote aos Jogos que os Estados Unidos lideravam e já trazia consigo muitos simpatizantes.
Os episódios mais marcantes dos Jogos de Berlim envolvem exatamente um confronto de ordem racial, pois, devido às vitórias de dois negros norte-americanos, Cornelius Johnson, que venceu o salto em altura, e Jesse Owens, vencedor dos 100 m rasos, 200 m rasos, salto em distância e revezamento 4x100m, colocou-se em xeque, em pleno palco do nazismo, um dos principais ideias nazista que estavam associados à limpeza racial promovida contra judeus e negros, sob a justificativa da existência de uma raça superior – a raça ariana.

Imagem Jesse Owen vence quatro provas nos Jogos Olímpicos de 1936 e torna questionável o discurso nazista sobre a existência de uma raça superior, a raça ariana
A vitória de Cornelius Johnson destaca-se nesta história. No primeiro dia de competições do atletismo, Adolf Hitler havia cumprimentado dois atletas medalhistas de ouro, um finlandês e um alemão. A partir desta conduta, o Comitê Olimpico Internacional (COI) solicitou a Hitler que adotasse a postura de cumprimentar todos os vencedores ou nenhum deles, não podendo haver escolhas e preferências para as congratulações aos atletas. A partir desta solicitação, Hilter retira-se do estádio estando ausente no momento da vitória de Cornelius, evitando assim o cumprimento ao atleta negro norte-americano, preferindo adotar a postura de não participar da premiação dos vencedores, protegendo-se contra uma atitude declarada de preconceito caso não cumprimentasse algum atleta negro ou judeu que conquistasse uma medalha de ouro olímpica.
Essa atitude tentou mascarar o que mais tarde seria apresentada pelas políticas expansionistas da Alemanha e pela a perseguição aos judeus e a outros "inimigos do estado" que se intensificaram, culminando no Holocausto, um dos mais cruéis episódios da humanidade.
O olhar político dessa conduta mostra como os Jogos Olímpicos podem ser referência para uma análise política de fatos históricos, a partir da ótica do esporte.
Uma nova edição dos Jogos está batendo à nossa porta, e novas análises política poderão ser feitas durante todo o evento.
Que venham os Jogos Olímpicos de Londres, 2012!

Nenhum comentário:

Postar um comentário