quarta-feira, 8 de agosto de 2012

A falta de esporte escolar no Brasil explica o seu fracasso nas Olimpíadas.



A falta de esporte escolar no Brasil explica o seu fracasso nas Olimpíadas. 

Por Mauro Alves da Silva

O Brasil é um dos poucos países que adota o ensino em meio período. Se não dá tempo sequer para o aluno aprender as disciplinas acadêmicas básicas, muito menos praticar atividades esportivas, culturais ou lúdicas...
Este modelo de “escola-motel”, escola de turnos inferiores a 4 horas, interessa a uma perversa elite branca, racista e ignorante que governa o Brasil há mais de 500 anos. Nossa escola pública, muito semelhante ao sistema prisional, ensina apenas o mínimo necessário para o povo se qualificar para os empregos com o menor nível de escolaridade... A elite econômica brasileira não permite um ensino público de boa qualidade porque não quer que o filho do pobre concorra com seus filhos às melhores universidades e nem aos melhores empregos.
Vale destacar que até mesmo a maior parte das escolas particulares brasileiras segue o falido modelo de “escola de meio período”, enganando até mesmo a classe média que se desdobra para pagar uma escola medíocre, cujo único diferencial em relação à escola pública é que os professores não faltam às aulas...Note-se que mesmo os alunos das escolas particulares têm desempenho piores do que alunos de escolas públicas da Europa ou dos EUA.
Esporte, cultura e atividades lúdicas (recreativas) regulares são oferecidas somente nas escolas particulares; e, ainda assim, mediante pagamento de taxas extras...
Lembramos que o Brasil permite que os gastos com educação particular sejam deduzidos integralmente do imposto de renda. Isto significa que todos os brasileiros pagam a escola particular, mas somente os filhos da elite econômica brasileira possam usufruir destas escolas particulares.
Sem ter uma escola que ofereça educação integral, em tempo integral, o brasileiro torna-se campeão em reprovação e abandono escolar.
Uma forma de atrair e manter o aluno na escola pública é justamente oferecer práticas esportivas, culturais e lúdicas. Mas isto exige escola integral de tempo integral, com professores em dedicação de tempo integral... .Exige a construção e a manutenção de quadras esportivas e até mesmo vestiários nas escolas públicas... Exige-se que a escola ofereça um almoço completo diário a cada aluno... Os alunos com bom aproveitamento terão atividades esportivas e culturais n segundo período, enquanto que os outros alunos terão aulas de reforço...
O modelo de escola integral em tempo integral é caro. Exige gestão escolar eficiente e controle externo para não haver desvios e nem fraudes. Mas este modelo é a única forma de atrair e manter o aluno na escola, de tal forma que o aluno tenha uma formação completa, uma formação compatível como que se é exigido de um país que é a quinta economia mundial e que aspira também estar entre os povos mais desenvolvidos.
Os centros de formação de atletas para competições de alta performa só se justifica em um país democrático se houver esporte escolar para todos, esporte escolar em escolas de tempo integral paratodos.
Para quem acha que o valor gasto com educação é muito alto, e que não valeria a pena gastar mais, o conselho e que estude e se informe sobre o custo da ignorância, custo este que fatalmente leva uma país à desindustrialização, à perda de empresa para países estrangeiros, e a perda de empregos, inclusive até mesmo a perda dos empregos desta mesma elite econômica que acha possível sobreviver em um país com trabalhadores semiescravizados e semialfabetizados por mais 500 anos.
Esperamos que nos próximos Jogos Olímpicos, no Rio de Janeiro em 2016, o Brasil seja ouro em educação integral em tempo integral; e que nossos atletas orgulhosamente apresentem não só a conquista de medalhas olímpicas, mas também a conquista dos seus diplomas universitários.
São Paulo, 06 de agosto de 2012.
Mauro Alves da Silva
Coordenador do Movimento Comunidade de Olho na Escola Pública.
http://movimentocoep.ning.com/

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