quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Profº Rafael de Menezes - Um Poço de Sabedoria a Serviço da Educação

Dados biográficos

Demonstrando muito amor pela educação, José Rafael passou a escrever livros em decorrência da prática do ensino. Ele foi aluno de ilustres personalidades como o Vicente de Andrade Bezerra e do padre Félix Barreto, intelectuais que muito contribuíram para sua formação humanística. E afirma: "Minha maior realização profissional foi a realização bibliográfica". José Rafael lembrou que enfrentando resistências conseguiu editar o livro Psicologia Social e passou a ser o segundo brasileiro a publicar trabalho sobre esta área do conhecimento. "O editor da Companhia das Letras elogiou o livro, mas o rejeitou dizendo que não publicava porque era de autor nacional", revelou o professor que depois conseguiu outra editora. Com simplicidade e confessando amor por sua terra natal, José Rafael concluiu citando um pensador chinês: "O grande homem é aquele que vai, vai, vai mais adiante e volta. Eu quero voltar para Monteiro".

José Rafael de Menezes nasceu em 23 de agosto de 1924, na cidade de Monteiro, filho de Alcindo Bezerra de Menezes e dona Maria das Dores Rafael de Menezes. Casado com Ádila de Paula Menezes, tendo nascido dessa união os filhos: Raíssa, Tereza Julieta, Bruno e Rafael José.

Estudou em Monteiro, na escola particular das professoras Tibúrcia Feitosa e Alda Lafayete, freqüentando, depois, o Grupo Escolar Miguel Santa Cruz; transferiu-se para o Recife, continuando os estudos no Colégio Salesiano, Colégio Nóbrega e no Colégio Oswaldo Cruz. Tem Curso de Licenciatura e Bacharelado em Geografia e História pela Faculdade de Filosofia Manuel da Nóbrega, hoje Unicap e Curso de Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade do recife. Foi fundador da Campanha Nacional do Ginasiano Pobre, hoje CNNEC e fundador do Ginásio de Monteiro, a sua cidade natal.

Em 1949, foi nomeado promotor público da Comarca de Monteiro. Profissionalizou-se no Magistério. Na Paraíba, foi professor de: Didática Geral, na Faculdade de Filosofia; Introdução à Filosofia, na Faculdade das Irmãs Lourdinas; Sociologia, na Faculdade Santa Emília de Rodat; Ciências Políticas, na Escola de Serviço; Sociologia do Desenvolvimento, na Faculdade de Economia de Campina Grande e Sociologia e Psicologia Social, na Universidade Autônoma, atual Unipê. Ainda, em João Pessoa, exerceu as funções de diretor de ensino, Auditor da Justiça Militar e diretor do Departamento Cultural da UFPB. Foi deputado estadual, na Paraíba, na legenda do Partido Socialista Brasileiro (PSB).

Em Pernambuco exerceu atividades docentes em escolas secundárias, de 1944 a 1948, quando ascendeu ao magistério universitário. Representou o Estado de Pernambuco em Congresso, Encontros de Secretários de Educação e, em 1970, foi o representante do I congresso da Campanha de Escolas da Comunidade, realizado no Rio de Janeiro. Nas principais capitais do Nordeste, ministrou cursos de extensão sobre cinema e vários ramos da Psicologia, Sociologia e da Filosofia.

Lecionou Sociologia e Introdução ao Direito do Trabalho na Faculdade de Administração e na Escola Politécnica de Pernambuco; Ética e Cultura Religiosa na Faculdade de Filosofia do Recife.

Na Universidade Católica de Pernambuco, atuou nos cursos de Psicologia, Jornalismo, Administração, Direito e Ciências Sociais. Ingressou no Jornalismo como cronista de cinema, tendo ensinado nos cursos de Jornalismo da Universidade Católica de Recife e no Colégio Nossa Senhora de Lourdes, de João Pessoa, onde foi o fundador da Cadeira de Teoria do Cinema. Colaborou nos jornais: Jornal do Comércio e Diário de Pernambuco (Recife); O Diário (Belo Horizonte); O Estado de São Paulo e, em João Pessoa, no Correio da Paraíba, A União, O Norte e A Imprensa.

Cientista social, romancista e ensaísta, tem vários livros publicados, entre eles: Êxodo, A miragem do Sul, Caminhos do cinema, Jackson de Figueiredo, Cristianismo e socialização, Linha democrática, José Américo de Almeida: Um homem de bem comum, Filosofia Social do Desenvolvimento, Psicologia Social Personalista, Sociologia do Nordeste, Conteúdos Básicos da Sociologia, Sociologia e Administração, Fundamentos Básicos da Sociologia, Afirmações e Comunicações, Poética, Waldemar Lopes e os Outros, Paraibanos na Faculdade de Direito do Recife, Humanismo recifense, O filosofar em Luís Delgado, O Mestre-Escola Brasileiro, História do Lyceu Parahybano, Humanismo nordestino, O compromisso Cenecista, O poder Reflexivo de Ascendino Leite, Aproximações da Obra Estética de Evaldo Coutinho, Reflexões de um Professor Universitário, Memórias de um Pau-de-Arara, Homo Nordestinus, Vasconcelos Sobrinho: O Ecólogo Místico, Maciel Pinheiro, Memórias de Um Escritor, Três Estetas Paraibanos, Patriarcas de Alagoa de Monteiro, Perfilados da geração de 45, Geração de 45 em Perfis, Pensamentos vividos, Filosofia de Vida, Ensaísmo Pernambuco, Costa Porto: Um Trabalhador Intelectual, O Idílio Recifense de Cecília Aurora, A Personalidade Intelectual do Magistrado, Andrade Bezerra: O Erudito Gentil, O Testemunho dos Bem Nascidos, Paixões Bibliográficas de Américo de Oliveira Costa, Aníbal Bruno: Professor e Escritor, Amizades Bibliográficas, O Humanismo Socialista de Joaquim Nabuco, A Inteligência Telúrica, O Educador Padre Felix Barreto e Antologia do Jornal Literário de Ascendino Leite (no prelo).

Saiba mais!

José Rafael de Menezes é membro do Instituto Histórico e Geográfico Paraibano (IHGP), ocupando a Cadeira 50, que tem como patrono José Américo de Almeida; Academia Paraibana de Letras, ocupando a Cadeira 25, cujo patrono é Severino Peryllo Doliveira; Academia Pernambucana de Letras, ocupando a Cadeira 05, que tem como patrono José da Natividade Saldanha; Academia de Letras e Artes do Nordeste, ocupando a Cadeira nº 49 e do Instituto Histórico e Geográfico do Cariri paraibano, ocupando a Cadeira nº 60, cujo patrono é João Pessoa Cavalcanti de Albuquerque.

Faleceu em Setembro de 2009.

Com Vitrine do Cariri

Um Breve Resumo encontrado no Wikipedia.com

José Rafael de Menezes (Monteiro, 23 de agosto de 1924 - Recife, 2 de outubro de 2009) foi um ensaísta e cronista paraibano radicado em Pernambuco.

Índice


Formação

Fez Licenciatura e Bacharelado em História e Geografia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras "Manuel da Nóbrega", da Universidade Católica de Pernambuco, e Licenciatura em Ciências Jurídicas pela Faculdade de Direito do Recife, da Universidade Federal de Pernambuco.

Atuação profissional

  • Promotor público da Comarca de Monteiro
  • Auditor da Justiça Militar
  • Professor:
    • Didática
    • Estudos de Problemas Brasileiros
    • Filosofia da Educação
    • Sociologia do Desenvolvimento
    • Psicologia Social

Atuação política

Membro de entidades literárias

Cidadão pernambucano

José Rafael recebeu, da Assembleia Legislativa de Pernambuco, o título de Cidadão pernambucano [1].

Livros publicados

Ligações externas

Referências

Nenhum comentário:

Postar um comentário