quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Por que a ingestão de alguns alimentos provoca aumento dos gases intestinais?

Imagem Lactobacillus fermentum - bactéria intestinal
Primeiramente, precisamos analisar o que são os gases intestinais e como eles são formados. Os principais gases formados em nosso intestino são o metano, o hidrogênio e o gás carbônico. Eles são produzidos pelas bactérias presentes no trato digestório, especificamente no intestino.

As bactérias intestinais necessitam de energia para sobreviverem e elas obtêm essa energia através do processo de fermentação, utilizando como fonte alguns alimentos que não são digeridos pelo sistema digestório humano. Esses alimentos são ricos em fibras ou amido resistente, que é um tipo específico de carboidrato. E como subproduto da fermentação, são gerados os gases, que são liberados no interior do intestino.

O que faz com que um alimento produza mais ou menos gases intestinais é a quantidade de compostos que não são digeridos pelo trato digestório, sendo que, quanto maior for a quantidade de fibras e amido resistente, maior será a chance de haver desconforto abdominal.

Imagem Repolhos
Para reduzir esse efeito, deve-se ingerir esses alimentos, quando em uma mesma refeição, em menor quantidade. Entretanto, é importante ressaltarmos que esses compostos são importantes para nossa saúde justamente por não serem digeridos, pois estão relacionados com o controle do peso, saciedade e controle glicêmico.

Alguns alimentos que provocam aumento de flatulência são: repolho, couve-flor, brócolis, banana verde, feijão, lentilha e mandioca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário